Blog
A.I.R.E
5 PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE O A.I.R.E
10.02.20
Cittadini Cidadania Italiana

5 PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE O A.I.R.E

O Registo de italianos residentes no exterior (AIRE) foi criado pela Lei 27 Outubro de 1988, n. 470 e contém os dados dos cidadãos italianos residentes por um período superior a doze meses. É gerenciado pelos Municípios, com base em dados e informações de representações consulares no exterior. A Inscrição no A. I.R.E. é um direito e dever de cada cidadão (artigo 6 º da Lei 470/1988) e é um pré-requisito para o acesso a todos os serviços prestados pelas representações consulares no exterior, e para o exercício de direitos importantes, tais como:

A) Oportunidade de votar para a eleição e referendo pelo correio no País de residência, e para a eleição de representantes italianos no Parlamento Europeu, em assembleias de voto criadas pela rede diplomático-consular em países fora da UE;

B) A possibilidade de obter a emissão ou renovação de documentos de identidade , passaportes,  bem como certificações;

C) A possibilidade de renovar a carteira de motorista (apenas em países fora da UE para detalhes ver seção de Veículos ? Carta de condução).

5 principais dúvidas sobre o AIRE

1-Porque tenho que me inscrever no AIRE?

Além de ser um direito é um dever de todo o cidadão italiano que mora fora da Itália. A inscrição no AIRE é necessária para a obtenção de documentos, principalmente o passaporte e certificados que podem ser emitidos pelo Consulado.

Uma vez efetuada, a inscrição é notificada diretamente pelo "Comune" ao cidadão (Atenção: a não notificação por parte do "Comune" não implica necessariamente a não inscrição no AIRE).

2- Quanto tempo devo aguardar para apresentar meu pedido de inscrição no AIRE?
O pedido de inscrição no AIRE pode ser apresentado em qualquer momento se você tiver transferido oficialmente a sua residência da Itália para o exterior.

3. Moro no Brasil há alguns anos e nunca apresentei o pedido de inscrição no AIRE. Posso apresentá-lo agora?
O pedido de inscrição no AIRE pode ser apresentado em qualquer momento, mas não tem valor retroativo.

4. O que pode acontecer se eu não atualizar meu endereço no exterior?

A não atualização do endereço torna impossível o nosso contato com o cidadão, inclusive para o envio do material eleitoral quando há votação, o que poderá implicar o cancelamento do AIRE.

5. Casei depois do meu reconhecimento da minha cidadania e tenho filhos menores que ainda não são cidadãos como proceder?

O primeiro passo é atualizar o registro civil e informar que casou-se e que tem filhos menores, para depois cadastrar no  A.I.R.E.

 

Entre em contato conosco sobre atualização do seu AIRE.

(31)3287-3450

 

 

Comente essa publicação