Retificações

A Importância das Retificações para cidadania

É um procedimento feito para corrigir os registros civis (nascimento, casamento, óbito) que apresentam dados incorretos ou divergentes.

Normalmente os erros derivam de transcrições incorretas dos registros originais e ainda da modificação involuntária causada muitas vezes no momento do desembarque dos italianos no Brasil, o que habitualmente chamamos de "aportuguesamento" dos nomes e sobrenomes. Também devemos levar em consideração que os antigos livros de registros civis eram escritos à mão e com o passar dos anos a leitura dos dados por vezes se torna incompreensível.

A análise dos documentos deve ser feita de forma criteriosa, já que essa parte é uma das que mais exigem paciência para o interessado. 

A "Cittadini Cidadania Italiana" faz a análise de toda documentaçao e faz todas as retificaçoes necessárias para que consiga realizar o sonho do reconhecimento da sua cidadania. 

 

Retificações Extrajudiciais

A retificação pode se dar na forma administrativa ou extrajudicial (art. 110, LRP), quando se tratar de erros evidentes e que não exijam qualquer indagação para a constatação imediata de necessidade de sua correção. Isso facilita em muitos casos em que as certidoes possuem erros pequenos mas que devem ser corrigidaos.

Temos vasta experiencia com a lei de registro publicos e com cartórios de registro civil em todo o Brasil .

Essa expertise que temos nos dá a segurança em assessorar nos procedimentos de retificaçoes . 

Entre em contato conosco !

Retificações Judiciais

Após a análise de nosso escritório para processos de cidadania, detectando necessidade de fazer a retificação judicial, providenciamos junto ao departamento jurídico as correções dos nomes, sobrenomes e datas nas certidões de Registro Civil.

Quando é necessário retificar?

  • Quando o sobrenome está com a grafia muito diferente do imigrante
  • Quando há erros de nome e data.

Quanto tempo demora?

  • Se a retificação puder ser feita pelo próprio cartório via administrativa, o processo leva em media 1 mês.
  • Se tiver de entrar com petição judicial, o processo pelo estado de MG leva em média de 3 meses a 12 meses.

Fazemos a análise do conjunto de documentos para cada caso.